PESQUISA EM GRUPO
A
pesquisa, será realizada em grupos de 4
alunos*[i],
é sobre os tipos de reprodução e desenvolvimento
de diferentes seres vivos. Cada trabalho
deve ser sobre uma única espécie, escolhida entre os 15 seres vivos listados a seguir, só não será permitido
aos grupos utilizarem a mesma espécie : araucária, canguru, cavalo-marinho, Cecília(cobra-cega),
coruja-buraqueira, dragão-de-komodo, estrela-do-mar, hidra, jararaca, milho, muriqui,
musgo(briófita), pavão, pinguim-imperador e pulgão.
Para enriquecer
a pesquisa do seu grupo, procure usar várias
fontes de informação, como livros didáticos e paradidáticos, enciclopédias, revistas,
sites etc. Nos materiais utilizados como fonte de pesquisa, você deverá
buscar informações para responder ao seguinte roteiro para o ser vivo que vai pesquisar:
Roteiro de pesquisa
1. Qual é o nome popular
e o nome científico do ser vivo estudado?
2. Quais são as principais características anatômicas desse
ser vivo?
3. Que tipo de ambiente ele habita? Qual é a área geográfica
onde ele ocorre?
4. Como ele se alimenta?
5. Existem machos e fêmeas?
Se sim, há diferenças entre os sexos? Quais?
6. Existe algum ritual
de acasalamento (corte) nessa espécie de ser vivo?
7. Em caso de reprodução sexuada, como e onde ocorre a fertilização(encontro
do óvulo com o espermatozoide)?
8. Em caso de reprodução assexuada, como ocorre a formação de
um novo indivíduo?
9. Como o embrião se desenvolve? Quanto tempo dura o desenvolvimento
do embrião?
10. Os pais cuidam dos ovos ou dos filhotes? Se sim, como é
esse cuidado?
11. Qual é o tamanho da prole (número de indivíduos gerados)?
12. Cite e explique alguma curiosidade sobre o ser vivo pesquisado.
A próxima etapa desta Situação de
Aprendizagem será a construção de uma tabela com os dados de todos os grupos de
alunos. Cada grupo deve participar do preenchimento da tabela, fornecendo
informações referentes ao ser vivo que pesquisou.
Escreva um texto para divulgar as
informações e os dados obtidos durante a pesquisa. O roteiro de pesquisa respondido deve servir de estrutura
básica para o texto que será produzido. Construa parágrafos de ligação entre as
respostas do roteiro, formando um texto coeso e coerente. Dê um título criativo
para seu texto. O primeiro parágrafo
deve introduzir o assunto que será
abordado; a seguir vêm o desenvolvimento do
tema (neste caso, a descrição
da reprodução e do desenvolvimento do ser vivo pesquisado) e um parágrafo de conclusão,
que pode abordar questões sobre a conservação da espécie.

Nenhum comentário:
Postar um comentário